História

08.05.2017

Paulistas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2011 era de 4.979 habitantes. Pertence à Microrregião de Guanhães e à Mesorregião do Vale do Rio Doce. Assim como as cidades ao seu redor, tem sua economia voltada para a agropecuária, destacando-se a produção de queijos.

História

Por volta de 1830, foi iniciada a construção de uma igreja onde hoje localiza-se a sede do município. Por ter sido ponto de passagem de bandeirantes e tropeiros vindos de São Paulo desde o fim do século XVI, a localidade foi denominada São José dos Paulistas. Posteriormente, a com Lei Provincial 2258 de 30 de julho de 1876, o governo da então Província de Minas Gerais reconheceu o Distrito de São José dos Paulistas. Já em 1938, por meio do Decreto-Lei nº 148, de 17 de dezembro, o lugarejo teve seu nome simplificado para Paulistas e anos depois, através da Lei 1039 de 12 de dezembro de 1953, foi reconhecida a emancipação município de Paulistas e demarcados seus limites e, em 1 de janeiro de 1954, foi instado o município.

Cultura

A festa de aniversário da cidade é comemorada anualmente no dia 12 de dezembro. Todos os anos ocorre também, a famosa comemoração de Reveillon, com shows nos dias 30 e 31 de dezembro.

Pontos turísticos

A Gruta do Lourdes,Bosque Raimundo e a Cachoeira de Geraldo Miranda Filho são dois belos locais visitados pelos moradores e por turistas regionais, principalmente nos finais de semana, para lazer. Há também matas bastante conservadas por estarem em locais isolados.

Política

Em 2015, após reclamações enviadas ao programa de TV Custe o Que Custar, foi realizada uma reportagem denunciando o abandono da educação local. Dezenas de alunos da zona rural eram transportados em ônibus com péssimo estado de conservação, e outros tinham que atravessar um rio para conseguir chegar ao ônibus que as levava à escola. A denúncia também incluiu o abandono do poder público na cidade. Populares informaram que ele nem mesmo residia na cidade há alguns anos.

–>Um Pouco mais

 

Outras Notícias

  • O Carnaval é uma das festas populares mais conhecidas no mundo ocidental, sendo a maior festividade do Brasil. Sua origem remonta à Idade Média e tem associação direta com o cristianismo. O Carnaval chegou ao Brasil, durante o período colonial, caracterizado por diversas brincadeiras, como o entrudo. Ao longo do século XX, uma série de ritmos e danças passaram a […]

  • Que este novo ano seja uma jornada de reflexão e crescimento, onde possamos aprender com as experiências passadas e construir um futuro cheio de esperança e oportunidades. Que a prosperidade e a abundância acompanhem cada passo que você der em 2024 e que este ano seja repleto de realizações e sucesso em todos os aspectos […]